segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A arte de aprender com as quedas





Quando os japoneses reparam objetos quebrados, eles enaltecem a área danificada preenchendo as fissuras com o ouro.


Eles acreditam que, quando algo sofre um dano e tem uma história, torna-se mais bonito.
A arte tradicional japonesa de reparação de cerâmica quebrada com um adesivo forte e spray, imediatamente após a cola, com pó de ouro, chama-se Kintsugi.

O resultado é que as cerâmicas não são apenas reparadas mas tornam-se ainda mais fortes do que seu estado original. Em vez de tentar esconder as falhas e fissuras, estas são acentuadas e celebradas como as que se tornaram, agora, as partes mais fortes da peça.

Kintsukuroi é o termo japonês para a arte de reparar com laca de ouro ou prata, o que significa que o objeto é mais bonito por ter sido quebrado.
Levemos essa imagem para o terreno do humano, ao mundo do contato com as pessoas que amamos e que, às vezes, ferimos ou nos ferem.

Quão importante resulta a reparação!
Como é importante também entender que os vínculos fissurados ou quebrados e nossos corações machucados, podem ser reparados com os fios dourados do amor e se tornarem mais fortes.

A ideia é que quando algo valioso se quebra, um bom caminho a seguir é não esconder sua fragilidade nem sua imperfeição, e repará-lo com algo que toma o lugar do ouro - vigor, virtude...

Isso mostra as imperfeições e fragilidades, mas também é uma prova de resiliência: a capacidade de recuperar-se, e são dignos de muita consideração.

Um grande abraço
Vania

10 comentários:

  1. Perfeita essa mensagem e o olhar para os danos dessa forma. Gostei! Qua cada um sirva de aprendizado... beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem. Acho que vou ficar igual a uma peça "craquelada".

    ResponderExcluir
  3. Me encanta essa capacidade restauradora e criativa do povo japonês.
    Ensinamento precioso.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Somos humanos. Todos nós temos nossas rachaduras que sob esta ótica, nos torna o que somos hoje com a possibilidade desse reparo e o melhor: se, feito com fios de ouro do amor, significa que estamos mais belos!
    Amei a postagem. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vânia!
    Que aprendizado, não sabia desta história...e se olharmos para nossa vida, se preenchermos com ouro nossas quedas, ufaaaa! adorei

    ResponderExcluir
  6. Menina, que sintonia! fiz um post sobre esse mesmo tema...embora com um enfoque um pouco diferente, mas vou deixar em espera para publicar depois.
    Adoro essa arte, me fascina, desde pequena eu queria colar porcelanas e nem sabia que existia uma cultura sobre isso, acho essas peças coladas com resina e depois banho de ouro simplesmente deslumbrante e únicas!
    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ah, esqueci de dizer, acho essas peças uma metáfora de nossa alma, ao longo da vida, se formos sábias, teremos muitas linhas de ouro onde antes existiam trincas e fraturas...

    ResponderExcluir
  8. Oi Vania, faz tempo que li uma historinha aqui que me encantou e não saia da minha cabeça, então recontei (do jeito que me lembrava) lá no blog com os seus créditos.
    Ótima semana
    Bjs

    ResponderExcluir