sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ferias

Falando um pouco das minhas férias.
Foi uma delícia, fizemos uma viagem em família e foi muito gostoso.
Diversão total, além de que conviver com jovens nos rejuvenesce.




Fomos para Nova York, Chicago e Kenocha.
Três cidades bem diferentes, a primeira, conhecidíssima. Sabemos muito de NY pelos filmes e os grandes acontecimentos que abalaram o mundo.
Chicago é a terceira maior cidade dos  EUA, lindíssima, moderníssima, a beira lo lago Michigan, um espetáculo!
Kenocha é uma tipica cidade do interior dos EUA. Aquelas ruas largas, com grama nas calçadas, sem cercas separando as casas... Muito diferente...

Minhas impressões:

Em NY, ficamos hospedados próximo à Time Square. Um frenesie de luzes e gente de todas as tribos e países. A bizarrice passa por ali a cada minuto. Outdoors iluminados em movimento continuo, propagandas de tudo, noticiário passando em letras luminosas, temperatura, anuncio de musicais da Broadway, e junto a tudo isso telões onde projetam as pessoas que estão ali, que ficam enlouquecidas com isso e fazem mil coisas e morrem de rir de se verem nos enormes telões...




 Para completar, homens de sunga, bota de caubói e chapéu  tocando violão, o Batman e o Robim abraçando as pessoas, a Minie e o Mikey brincando com todo mundo.... Em alguns  momentos eu não sabia se estava em Nova York ou na Disney.
Tudo isso numa praça onde circulam milhões de pessoas de todas as nacionalidades falando todos os idiomas.  É tanta luz que ao mesmo tempo que parece que é sempre dia, a gente acha que é sempre noite...
Achei o lugar... como posso dizer, um lugar... surreal? Extraordinário? estapafúrdio? fantástico? Enlouquecedor? Ensurdecedor? Alucinante? Realmente não sei a palavra que melhor define a impressão que "eu" tive da famosa Times Square.


Quanto a cidade de NY, fiquei também com uma impressão diferente de todo mundo que vai lá.
As pessoas andam como em São Paulo, depressa, sem tempo. como nos filmes com aquele interminável café nas mãos... Mas achei as pessoas tristes, sérias, preocupadas, sem alegria e com muito medo.
Nos cafés, nas lojas, as pessoas são mal humoradas, impacientes, irritadas...

Em qualquer lugar que a gente vai, tipo Rockefeler Center, Empaire State, memorial do Word Trend center, etc. existe uma vigilância quase neurótica. A gente não pode ficar parado que logo vem a segurança e manda circular, a polícia esta em todos os lugares, em cada canto, em cada esquina, em cada olhar, em cada café, em cada loja... A gente se sente vigiado o tempo todo.
Então, liberdade é uma coisa que o povo americano perdeu, no lugar ficou o medo...

Por outro lado tudo vale alguma coisa, o único lugar que se entra sem pagar é no Central Park. Uma coisa que eles sabem é ganhar dinheiro, mesmo porque tudo lá é "o maior e o melhor do mundo!"




Mas é uma cidade muito bonita, muito bem cuidada, todos os canteiros, praças e avenidas, floridos das mais lindas e coloridas tulipas que já vi. Sem contar a beleza do Central Park.








Lindo de se ver e se estar. E é entorno dele que estão os apartamentos mais caros de NY. Onde moram atores e pessoas de alto padrão financeiro. O apartamento onde morou Jaqueline Onassis, foi vendido por   9 milhões de dólares!!!!
AH! Não vi por lá, casas no conceito conhecido de casa.




NY é a cidade do maior e do melhor. Prédios imensos, igrejas imensas, carros imensos, lojas imensas, pessoas imensas e residências pequenas, bem pequenas...

Enfim meus amigos, NY foi pra mim um grande susto. O visual da cidade, não combina com o olhar das pessoas... Será que alguém vai me compreender?
Falarei das outras cidades nos próximos posts para não me estender demais.

Um grande abraço
Vania

terça-feira, 21 de maio de 2013

Reportagem legal



Meus queridos, quero mostrar para vocês uma reportagem muito interessante.
Seria muito bom que os jovens lessem mas, acho que estou querendo demais, eles andam muito sem tempo.
Mas nós, "vintages", podemos ler e repassar, quem sabe possamos ajudá-los a viver mais o hoje e aproveitar mais a juventude que nós sabemos que passa tão rápido...
Leiam e divirtam-se.  






Preciso dizer mais alguma coisa?

Um grande abraço
Vania