quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ferias ll

Chicago



Deixamos Nova York e fomos para Chicago.
Da janela do avião já se nota a diferença, uma cidade expandida, ampla em tudo e bela ao extremo.
A modernidade mora aqui. Os prédios saltam aos olhos, beleza, arquitetura limpa, organizada...
Tudo parece novo porque a cidade foi  totalmente reconstruída depois de um grande incêndio em 1871, que destruiu 5 km² da área central da cidade.

A reconstrução de Chicago transformou a cidade em referência na arquitetura. Convidado para presidir o Instituto Tecnológico de Illinois, em 1938, Ludwig Mies van Der Rohe deixou a Alemanha nazista e se mudou para Chicago, onde criou diversos edifícios revolucionários para a época. Sua arquitetura "pele e osso" trouxe à Chicago prédios com mais de 50 andares com estrutura metálica como esqueleto e a pele de vidro em traços retos e simples: "Menos é mais", dizia Van der Rohe.




O One Illinois Center, prédio de Van der Rohe, invade a avenida e cria um túnel por onde passam os carros.

A ousadia dos escritórios de engenharia e arquitetura fez com que o centro de Chicago se destacasse do restante da cidade. Hoje, a Willy's Tower, antiga e conhecida Sears Tower, é o prédio mais alto dos EUA, com 412 metros de altura e 112 andares, mas nem parece tão alto visto de baixo por estar cercado de outros tantos gigantes.

Com uma filha e um genro arquitetos, fica impossível não observar estes belíssimos edifícios que formam um conjunto arquitetônico dos mais modernos e, como os dias estavam maravilhosos, tudo parecia brilhar diante de nossos olhos.

A Willis Tower, o prédio mais alto de Chicago, subindo até o alto, tem varandas de vidro onde se tem a sensação de estar flutuando sobre a cidade. Nem todos tivemos a coragem de posar para a foto... mas um representante de cada casal estava lá! Rs.



A cidade é muito bem cuidada, limpa, organizada. Ruas e avenidas largas onde circulam pessoas bonitas, alegres, educadas e jovens, independente da idade, em Chicago todos se sentem jovens...

E ainda tem o Lago Michigan que é um ponto a parte.
Falam que é um lago, o nome é Lago, mas que parece um mar parece.
Uma imensidão de água azul, repleta de barcos, iates e lanchas brancas. Coisa de cinema mas, estava ali diante de nossos olhos todo aquele presente da natureza... 
                   
                                                 



Em suas margens parques belíssimos, museus, locais para shows e o grande aquário. Nos divertimos muito caminhando por ali, principalmente diante do grande feijão de inox. Incrível!



Os prédios se limitam ao centro da cidade, o entorno são casas, aquelas dos filmes, ruas largas e gramadas e casas sem cercas... Lindo, lindo...


Em Chicago fomos recebidos por um jovem casal de amigos que moram em Kenosha, bem próximo dali. Eles nos apresentaram Chicago e depois fomos com eles para esta pitoresca cidade do interior dos Estados Unidos que será a próxima parada do blog. 

Um grande abraço
Vania