quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um texto, literalmente, DELICIOSO!



As expressões populares que colocam a comida na “ponta da língua” dos brasileiros


"Quando comecei com essa coluna, pensava que escrever sobre comida seria sopa no mel, mamão com açúcar. 
Só que depois de um certo tempo dá crepe, você percebe que comeu gato por lebre e acaba ficando com uma batata quente nas mãos.
Como rapadura é doce mas não é mole, nem sempre você tem idéias e pra descascar esse abacaxi só metendo a mão na massa. E não adianta chorar as pitangas ou, simplesmente, mandar tudo as favas.


Já que é pelo estômago que se conquista o leitor, o negócio é ir comendo o mingau pelas beiradas, cozinhando em banho-maria, porque é de grão em grão que a galinha enche o papo.

Contudo é preciso tomar cuidado para não azedar, passar do ponto, encher 
linguiça demais.
Além disso, deve-se ter consciência de que é necessário comer o pão que o diabo amassou para vender o seu peixe. Afinal não se faz uma boa omelete sem antes quebrar os ovos.

A quem pense que escrever é como tirar doce da boca de criança e vai com muita sede ao pote.
Mas como o apressado come cru, essa gente acaba falando muita abobrinha, são escritores de meia tigela, trocam alhos por bugalhos e confundem Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão.

Há também aqueles que são arroz de festa, com a faca e o queijo nas mãos, eles se perdem em devaneios (piram na batatinha, viajam na maionese…etc.). 

Achando que beleza não põe mesa, pisam no tomate, enfiam o pé na jaca, e no fim quem paga o pato é o leitor que sai com cara de quem comeu e não gostou.



O importante é não cuspir no prato em que se come, pois quem lê não é tudo farinha do mesmo saco. Diversificar é a melhor receita para engrossar o caldo e oferecer um texto de se comer com os olhos, literalmente.

Por outro lado se você tiver os olhos maiores que a barriga o negócio desanda e vira um verdadeiro angu de caroço. Aí, não adianta chorar sobre o leite derramado porque ninguém vai colocar uma azeitona na sua empadinha não.                           
                             
O pepino é só seu, e o máximo que você vai ganhar é uma banana, afinal pimenta nos olhos dos outros é refresco.

A carne é fraca, eu sei. Às vezes dá vontade de largar tudo e ir plantar batatas. Mas quem não arrisca não petisca, e depois quando se junta a fome com a vontade de comer as coisas mudam da água pro vinho.

Se embananar, de vez em quando, é normal, o importante é não desistir mesmo quando o caldo entornar. Puxe a brasa pra sua sardinha que no frigir dos ovos a conversa chega na cozinha e fica de se comer rezando.


 Daí, com água na boca, é só saborear, porque o que não mata engorda."

Texto  "Na boca do povo"de Claudemir Beneli

Um grande abraço
Vania


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Regras para ser humano



Um bom texto para reflexão, espero que gostem e que lhes ajude também.

                          
Um texto do livro "If life a game these are the rules"
De Clerie Carter-Scott                                                                        

AS REGRAS PARA SER HUMANO

O documento original, em inglês, pode ser encontrado no site da Dra Cherie Carter-Scott, contudo, o texto abaixo tem algumas "inclusões" que não existem no texto original, que mantive, pois achei-as interessantes.



Quando você nasceu, não veio com manual do proprietário. Essas dicas fazem a vida funcionar melhor:

"Você receberá um corpo. Pode amá-lo ou detestá-lo, mas é a única coisa que você com certeza possuirá até o fim da sua vida.

Você vai aprender lições. 
Ao nascermos, somos imediatamente inscritos numa escola informal chamada "Vida no Planeta Terra". 

Você pode gostar ou não das lições, mas elas foram projetadas para fazer parte do seu "currículo". Não existem erros, apenas lições.


 Crescimento é um processo de experimentação, com várias tentativas, erros e eventuais vitórias. As "falhas" são tão parte deste processo quanto os "sucessos".

Uma lição é repetida até que seja aprendida. Será apresentada a você em várias formas, até que você enfim entenda. Poderá, então, passar para a próxima lição.

O aprendizado nunca termina. Não existe uma fase na vida que não exista uma lição. Se você está vivo, existem lições a serem aprendidas.

Você saberá quando aprendeu uma lição quando suas ações mudarem. Sabedoria é prática. Um pouco de alguma coisa é melhor do que muito de nada.

"Lá" não é melhor do que "aqui". Quando "lá" se torna "aqui", você vai simplesmente arranjar outro "lá", que de novo parecerá melhor que "aqui".


Os outros são meros espelhos de você. Você não pode amar ou odiar alguma coisa sobre o outro a menos que reflita algo que você ama ou odeia em você mesmo.

Sua vida, só você decide. A vida dá a tela, você faz a pintura. Escolha as cores e pegue os pincéis. 

Tome para você o comando de sua vida, pois se não o fizer, ninguém o fará.

Você sempre consegue o que quer. Seu subconsciente determina quais energias, experiências e pessoas você atrai. Assim, o único jeito certeiro de saber o que você quer é ver o que você tem.

Não existem vítimas, apenas estudantes.
Não existe certo ou errado, mas existem conseqüências.

 Dar lição de moral não ajuda. Julgar também não. Apenas faça o melhor que puder.
Suas respostas estão dentro de você.

Você vai esquecer tudo isso, mas pode lembrar sempre que quiser."


Recebi este texto da amiga Marisa Andrade e o encontrei mais completo no blog:
http://tudoqueseiequenadasei.blogspot.com.br/

Um grande abraço
Vania