quarta-feira, 22 de abril de 2015

O plantio é livre, a colheita obrigatória











Campo fértil de oportunidades
Por Milene Costa


A vida é um campo fértil de oportunidades para plantar todos os tipos de sementes. É necessário se perguntar que tipo de terra e semente você escolheu.


Diante da análise da vida de pessoas que conseguiram fazer do seu pequeno tempo de existência terrestre um belo jardim, um charmoso bosque, um campo florido ou um pomar cheio de frutas saborosas, a maioria das pessoas se pergunta: Como ele ou ela conseguiu? Será que foi sorte? Fulano é especial, não é?


Grande parte da população não enxerga a vida como um campo fértil de oportunidades para plantar todos os tipos de sementes. Algumas pessoas não compreendem que é necessário escolher a terra e buscar sementes que produzam a qualidade desejada. 
Quando digo escolher a terra, estou me referindo metaforicamente à inclusão da nossa própria vida em nossa agenda diária. Muitas agendas estão cheias dos mais variados compromissos e simplesmente não tem espaço para qualquer compromisso pessoal que seja.


Assim nós deixamos de lado o cuidado com os nossos sentimentos e pensamentos. Terra boa mesmo para plantar é a nossa vida interior. Preocupar-se com a vida interna é cultivar, adubar, regar e observar a temperatura, ou seja, é buscar meios para saber lidar com o que sentimos e pensamos. A forma como eu alimento a minha vida interior é fundamental para o que desejo. Não são poucas as vidas que já se tornaram um deserto, árido, seco e infrutífero.


A vida humana é mais que materialidade, é mais que corpo. Escolher a terra é buscar ajuda para cuidar da saúde interior, é escolher as sementes e saber o que produz bem estar e te faz uma pessoa mais sensível. Plantar é seguir o caminho e se aprimorar nele. 
O resultado é uma belíssima vista, com frutos doces e uma consciência de paz após todo o esforço e dedicação dispendidos para alcançar aquele resultado. Não é sorte, não é destino e nem se trata de um ser especial... pelo contrário, é coragem de passar pela vida com sentido e significado.




 










Um grande e afetuoso abraço

E boas escolhas!

Vania