quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ferias III

Dando continuidade as nossas férias, vou contar-lhes a última etapa da viagem:

E então aportamos em Kenosha!

Nossos amigos, Bruna e Ilídio nos receberam com o maior carinho, carinho de brasileiro é claro...
Kenoscha fica no estado de Wisconsin, distante uma hora e meia de Chicago.



Eles moram numa típica casa americana, cozinha integrada com a sala, sem área de serviço ou DCE                     ( dependência completa de empregada) lavanderia com uma máquina de lavar e outra de secar... sem varal, sem tanque... sem baldes, rodos vassouras... Esta parte eu adorei!

A Bruna me mostrou todo o arsenal de limpeza, alguns líquidos em spray e papel toalha de uma qualidade que desconhecemos, aspirador de pó super eficiente e até um rodinho com paninhos descartáveis que já vem umedecidos. Nunca vi tanta praticidade!


São blocos de casas, com quatro moradias cada, cercadas de um gramado lindo e distantes umas das outras uns 5 metros mais ou menos.
De dentro da casa você já sai na garagem que é fechada por um portão eletrônico, entra no carro e sai, sem nenhum contato com o exterior. Quase nenhum contato com os vizinhos.





Mas o gramado tem que ser impecável, segundo à Bruna nos lugares onde não são condomínios, as pessoas tem que manter a grama sempre bem cortada, do contrário o vizinho vem até sua porta e  ameaça denunciar à prefeitura e você leva uma multa por desleixo...
Nos condomínios tem uma taxa que já inclui a poda da grama em tempos regulares.
Outra coisa engraçada, lembram que nos filmes tem aquela história de levar o lixo pra fora? Pois é, tem dia e hora certa e o caminhão de lixo vem só com o motorista que dirige, para e recolhe o lixo ele mesmo...


A cidade é ampla, espalhada e dividida por setores.
As casas ficam  em condomínios "abertos" e no centro das construções existe um ponto de correspondência onde cada casa tem sua caixa de correio.




 São vários condomínios espalhados e bem distantes uns dos outros. Não existem ruas interligando os condomínios, são autoestradas.
Não tem como andar a pé, nem calçadas tem...

Assim como tem condomínio de casas tem os condomínios de lojas, e os condomínios de restaurantes...
E onde mais nos divertimos, foi nos outlets, Tinham vários, verdadeiro paraíso das compras.


É muito comum vermos entre um condomínio e outro, lindos campos de golf. Lindos gramados que parecem intocados...


O entorno de tudo é totalmente gramado, um lindo gramado de florezinhas amarelas que eu procurei saber se existe no Brasil e não consegui. Se alguém souber me diga. Muita árvores, muitos pinheiros e plátanos.
Tudo é tão limpo e tão bem cuidado... A gente fica encantado...


Nas autoestradas tem limite de velocidade,  e a  Bruna comentou conosco um detalhe muito curioso e chegamos até a ver. Quando estamos circulando pela autoestrada, não vemos nenhum carro da policia, nada, nenhuma fiscalização mas, se passar um pouquinho da velocidade, surge imediatamente, não se sabe de onde,  parece que brotam do asfalto, o carro da polícia e faz o motorista parar na hora. E tome uma multa bem pesada!
Acho que por isso, em uma semana inteira que estivemos lá, vimos uma única batida e leve...
O povo americano é muito disciplinado quanto às regras.
Eles não são organizados em casa, por exemplo, as garagens acabam se tornando depósitos e os carros ficam para fora. São verdadeiros acumuladores.

Um típico churrasco americano, rsss... Só que o nosso foi com carne mesmo e não de hambúrguer. Eles nos explicaram que os americanos fazem assim: montam a churrasqueira, colocam os hamburguers e voltam para dentro de casa, depois de um tempo voltam, pegam os hamburguers levam para dentro, comem e depois voltam e guardam a churrasqueira. Nós abrasileiramos o churrasco, rsss.



No centro da cidade, o "Tower Center" é um pouco diferente, é mais "normal". É onde moram as pessoas mais humildes, onde tem escolas mais simples, mercados e lojas populares.

Kenosha também fica às margens do lago Michigan e tem até uma prainha bem gostosa.
Eles tem muitos parques onde as pessoas vão nos finais de semana para andar de bicicleta, levar as crianças para brincar, fazer pic-nic e tomar sol. E no inverno para patinar no gelo e fazer bonecos de neve...
A cidade está numa região muito fria e o verão lá é muito curto, então é período de festa para eles.

Resolvemos ir a Chicago de trem e foi uma viagem deliciosa, passamos pelos campos vendo  alces por todos os lados.

Enfim, nossa viagem foi inesquecível, Nova York pelos contrastes e pela grandeza, Chicago pela modernidade e beleza e Kenosha pela receptividade dos queridos amigos e pela peculiaridade do interior americano, foi onde aprendemos um pouco sobre o jeito americano de ser.

Ficou a  alegria de ter feito um passeio tão gostoso e as saudades que serão para sempre...

Um grande abraço
Vania