segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pedindo a ajuda de todos

Hoje quero conversar sobre um fato que me trouxe uma tristeza bem triste...
Como fiquei com o pensamento preso neste assunto resolvi que se dividisse com vocês, talvez juntos conseguíssemos encontrar uma maneira de minimizar alguma tristeza em alguns poucos coraçõezinhos.

Ontem assistindo ao programa "Fantástico" da  Rede Globo, me tocou profundamente a reportagem sobre o "Pantanal de Angola"

"Uma imensa planície alagada, com a maior concentração de vida selvagem da África. O Fantástico atravessou o pantanal africano.
O Show da Vida na natureza é o que você vai ver na série de reportagens: Expedição Okavango.
África meridional. Angola. Província de Huambo."

Em Angola, a reportagem mostra um povo muito carente, em todos os sentidos, com marcas profundas da guerra civil que durou quase 30 anos e terminou em 2002.
Uma pobreza imensa e uma falta de tudo...

Mas o que mais me chamou a atenção foi uma menininha com sua bonequinha na mão...
Vejam as fotos:





Esta boneca de garrafa de vidro  nas mãos desta criança me partiu o coração. 
carência é tamanha  e tão dolorosa que nem brinquedos dos mais simples e rústicos eles tem e ai entra a criatividade materna,  mães são seres divinos em qualquer lugar e o amor faz de tudo para proteger os sonhos e as ilusões dos filhos...
Me emocionei com esta cena.
Mais para a frente na reportagem, tem um menino com um arco sem flecha, que é literalmente um galho de árvore arredondado.

Fiquei pensando que estes povos recebem ajuda do mundo inteiro, pelo menos é o que se sabe, alimentos, roupas, remédios...
Será que ninguém leva brinquedos?
Será que tem um jeito de se fazer uma campanha, juntar um monte de brinquedos e bonecas de verdade e mandar para lá?
Será que chega?
Alguém sabe como?
Não sei por onde começar, preciso de ajuda...  
Será que não existe uma forma de levar uma boneca até esta criança?  

Tem horas que a gente gostaria de ser mais do que é só para ter facilidade para tomar iniciativas que resolvam, que realmente façam a diferença.

 Na minha insignificância não sei como fazer, por isso este post de hoje é literalmente um pedido de ajuda, se alguém puder me dar um ponto do qual posso partir já estará me ajudando a ajudar..

Conto com todos os leitores deste blog. Juntos podemos muito e muito mais do que pensamos.

                   


"Quanto mais tempo eu vivo, mais eu me dou conta do impacto da atitude na vida. Atitude, para mim, é mais importante que fatos. Ela é mais importante do que o passado, do que a educação, do que o dinheiro, do que as circunstâncias, do que o fracasso, do que os outros pensam, dizem ou fazem. É mais importante do que a aparência, dom ou habilidade. Ela fará prosperar ou ruir uma empresa... uma igreja... uma casa. O extraordinário é que todos os dias temos a chance de escolher como vamos encarar aquele dia. Nós não podemos mudar nosso passado... não podemos mudar o fato de que as pessoas agirão de determinada maneira. Nós não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é continuar no único caminho que temos; esta é nossa atitude. Estou convencido que a vida é 10% o que acontece comigo e 90% como eu reajo a isso. E assim é com você... estamos no comando das nossas atitudes."

- Charles Swindoll.



Um grande abraço a todos
Vania

11 comentários:

  1. Vania.

    Certas coisas que a gente vê, juro, causa revolta!
    Crianças e animais me deixam sensibilizadas demais...
    E essa imagem da menina com sua boneca em forma de garrafa é deveras triste!
    Muitas campanhas são realizadas, mas nem tudo chega lá, tenha certeza!
    Quando assisti Hotel Ruanda, percebi que todos os esforços minam, exatamente quando devem atingir o seu alvo.
    Amiga, se desejar podemos escrever para os meios de comunicação, começando por Ana Maria Braga, o que acha?
    Ela é bastante sensíveis pelas causas humanitárias...

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso também, mas tenho minhas dúvidas se a mensagem chega até ela mesma ou se para na produção do programa...
      vc acha que chega até ela?
      Bjs
      Vania

      Excluir
  2. Eu vejo essas matérias e fico além de querendo fazer algo, pensando se a direção dos programas que fazem as matérias, a(o) repórter por sentimento e ação pessoal, assim como toda a equipe que foi lá não tem a ideia de levar coisas de todo tipo para dar ou após verem de perto tudo não sintam necessidade de fazer alguma coisa, por menor que seja.

    Entrar em contato com o Fantástico pedindo informações sobre a possibilidade de fazer chegar as doações que conseguirmos arrecadar é uma opção.
    Mandar o link de seu post ou a descrição dele e dessa ideia para Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, para programas nacionais e regionais de tv, rádio, na comunidade religiosa e/ou educacional que tivermos acesso são boas opções.

    * Para os programas é bom muita gente mandar, para chamar a atenção.

    Vou compartilhar com todos os meus contatos seu sentimento e pedido de ajuda e me coloco a disposição para ajudar de outras formas também. Estou no rascunho com um publicação sobre os médicos sem fronteiras, já ouviu falar?
    Precisamos colaborar como pudemos e conscientizar as pessoas a fazerem o mesmo.

    Volto com mais ideias e/ou novidades.
    Mantenha-me por favor, informada do que ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei ótima sua iniciativa. Tomara que muitas pessoas abracem a causa, eu ficaria muito feliz de ver aquela menininha com uma bonequinha de verdade, nas mãos
      Fico feliz de poder contar com a sua solidariedade.
      Acredito que é assim que as coisas realmente acontecem
      Bjs
      Vania

      Excluir
  3. Vania, não assisti ao programa, mas só de ver as fotos aqui no se blog, entendo e compartilho do seu sentimento.
    Vamos sim conseguir! A união de todos, contato aqui e acolá, vai começar a delinear um caminho. Todas essas dicas das meninas são ótimas, vamos aguardar algum retorno. Enviei e-mail ao Itamaraty pedindo orientações e a uma Ong que atua em Angola. Assim que receber resposta ( e eu espero que receba ) volto a falar com você. E quem encontrar um caminho, corre divulgar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei aqui pensando na menina com a boneca e no seu pedido de ajuda e me ocorreu de vim falar de duas coisas, uma é que minha mãe não teve bonecas, na verdade ela teve e eram feitas por ela com os sabugos do milho, enfeitadas, com retalhos de tecidos e outras coisas. Ela amava sua bonecas, fala delas com carinho, se realizou com as das 3 filhas e ainda tem olhar de encantamento para qualquer brinquedo.

    A outra é que eu pondero ao mandar coisas para os meninos que fazem os filmes circenses de meu irmão sempre procuro ter cuidado para não interferir na realidade deles, ainda que querendo ajudar. Não mando nada eletrônico ou de difícil uso ou que não possa ser compartilhado, nada que não vá acompanhado de algo mais, pois há muitas crianças por lá. Pensando nisso estou tendo o maior cuidado para não levar nada a mais na entrega dos lenços que não haja um para cada.

    Essas crianças africanas, com sub vidas, sorriem, dançam, sem bens aparentes, as vezes tem mais do que os que parecem bem, tem alma grande, tem criatividade, tem amor no coração, o que mais me dói é saber que essas pessoas e tantas outras não tem comida, água para beber ou um travesseiro por exemplo que temos e não notamos, por ser comum, ser algo tão bom.

    Vamos em busca de ajudar.
    Boa noite para vc e para aquelas crianças :)

    ResponderExcluir
  5. Vânia,tudo bom?
    Conheci seu blog, pela Tina...
    Vou tomar a liberdade de levar seu post para o pessoal do Bonequeiras sem Fronteiras, o qual participo.... quem sabe a turma lá consegue pensar algo para ajudar...
    Beijinho...
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Que bom Ana, fico muito feliz com sua ajuda...
    Gostaria de conhecer mais sobre as bonequeiras, achei interessante.
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante e lindo o projeto das bonecas, vale conhecer e divulgar :)

      Excluir
  7. Nossa adorei essa ideia, já vi que tem muitas dicas aí pra cima e vou ler cada uma delas.
    Esses dias vi um documentário sobre a falta de água na África, mas foi tão tocante que me vi louca atrás de um meio pra ajudar.

    Infelizmente ñão achei e a correria (eu sei que não é desculpa) me fez esquecer! Agora vc reativou isso em mim!

    Linda iniciativa a tua!

    ResponderExcluir
  8. É Camila a gente se esquece que tem coisas muito importantes aguardando uma iniciativa nossa. Pena que muitas vezes não podemos agir sozinhas... nem tudo depende só de nós.
    Mas vamos enfrente...
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir