sábado, 29 de junho de 2013

Mudança de hábitos



Gente, olha como as coisas mudaram!
Uma campanha publicitária de um comprimido para engordar!!!


Nos anos 40, o conceito de beleza era bem diferente do de hoje.
A mulher tinha que ter curvas, cintura e um busto proporcional.
Me lembro que para ser "MISS!, as medidas eram rigorosamente comparadas e sei que o quadril deveria ter a mesma medida do busto, se não me engano era: 90 de busto, 60 de cintura e 90 de quadril
Vejam estas campanhas publicitária que encontrei:




Essa antiga campanha publicitária dos “Comprimidos Vikelp” é dos anos 40, e sinalizava os padrões estéticos após a segunda guerra mundial. Época em que a beleza das mulheres estavam nas curvas, e as mais rechonchudas faziam parte do imaginário dos homens.




E a culpa de tudo isso é da Twiggy, que espertamente usou a sua magreza a seu favor e convenceu os estilistas que em mulheres muito magras qualquer roupa mesmo mal feita, "caia bem"


O corpo que eles desejam... não é o que elas querem ter.

A independência feminina e a ditadura das passarelas causaram o divórcio estético entre mulheres e homens.






Os publicitários foram os primeiros a perceber o fenômeno e há tempos usam corpos diferentes para vender produtos para homens ou mulheres. Modelos esguias e com pouco busto são mais requisitadas para propagandas direcionadas ao público feminino, como as de lingerie. Já os anúncios voltados para o consumidor masculino recorrem a mulheres curvilíneas. Para estrelar a campanha da cerveja Kaiser, os diretores de criação e executivos da agência Elite escolheram a modelo Pietra Ferrari, de 24 anos. Ela é 6 quilos mais encorpada que Sabrina Lemiechek, colega da mesma agência que estampa um anúncio da Valisère, direcionado, obviamente, para o público feminino. 'O perfil que a mulher quer ter está para o tipo sequinho, como o de Sabrina, que tem 1,76 metro e 58 quilos. Pietra, com 1,77 metro e 64 quilos, tem o corpão que os homens gostam', diz a agente Simone Laskani, que seleciona modelos para campanhas. Não se imagine, contudo, que a desejada Pietra está feliz com o que Deus lhe deu. 'Se não tivesse medo, faria uma lipoescultura para afinar essa cintura', confessa. 'Meu ex-namorado, ao saber disso, falou que eu estava louca.'




Padrões de beleza são influenciados pela cultura de cada período histórico. As musas renascentistas eram peculiarmente rechonchudas. A célebre Vênus, pintada pelo italiano Sandro Botticelli, tem cintura bem mais ampla do que aquela que os homens de hoje consideram atraente. Mas o ideal masculino continua preso ao instinto sexual e a preferências que variam de país a país e, às vezes, de uma região a outra. A explicação justifica a escolha de bumbuns volumosos, com reservas de gordura para a gestação, quadris largos, que facilitam o parto, e seios fartos para amamentar. 'Talvez por isso o olhar erótico masculino resista às influências da moda', explica o psicólogo Marco Antonio de Tommaso. 'Os homens têm uma memória táctil. Não adianta mostrar na publicidade uma mulher linda, mas magra demais, porque eles lembram da sensação desagradável de apertar uma cintura feminina e sentir os ossos', diz o publicitário Fábio Fernandes, diretor de criação da agência F/Nazca.


Scheila CarvalhoAltura: 1,60 metro 
Peso: 55 quilos
Busto: 85 cm
Cintura: 65 cm
Quadril: 95 cm


Gisele Bündchen
Altura: 1,79 metro
Peso: 52 quilos
Busto: 89 cm
Cintura: 59 cm
Quadril: 89 cm



Pela fita métrica, no entanto, medidas inconciliáveis separam as musas desejadas pelos homens das beldades invejadas pelas mulheres. O fenômeno salta aos olhos num momento em que até figuras esbeltas insistem em fazer regime. O olhar masculino ainda aprecia formas que as mulheres tratam de conter a qualquer preço. Boa parte das controladoras passou a adotar como termômetro o chamado IMC, ou índice de massa corporal (calcula-se dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado). A medicina estabeleceu como ideal um IMC entre 18,5 e 25. As musas masculinas Scheila e Joana, a Feiticeira, estão na faixa dos 22 pontos. Luma tem 19. Já o padrão estético feminino é mais restrito: Ana Hickmann e Carolina Ferraz se equilibram na linha dos 18,5. Adriane Galisteu fica abaixo dos 18. A top model Gisele Bündchen tem inatingíveis 16 pontos. Atribui-se a esse ideal de beleza a eclosão de doenças alimentares como a anorexia e a bulimia.

É mudança de hábitos, ou mudança de olhares. O que era beleza passou a ser feiura e o que era feiura passou a ser beleza...
Dá para entender?
Porque que as mulheres não se deixam ser simplesmente mulheres e felizes???

Um grande abraço a todas, gordinhas ou magrinhas...
Vania

6 comentários:

  1. Concordo plenamente. E à medida que envelhecemos, esses padrões vão ficando cada vez mais impossíveis e corremos o risco de nos tornarmos ridículas e monstruosas, cortando daqui e dali... Abaixo os padrões e viva a forma de cada um!!
    BJô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e tem muita gente fazendo loucuras por aí...
      Como dizia minha vó: " Canja de galinha e bom senso, não fazem mal a ninguém". Rsss
      Bjs
      Vania

      Excluir
  2. Oi Vania querida!
    Saudades de você...
    Sabe que eu fui uma adolescente muito magra e sofri com isso!
    Agora não mais, no meu caso os anos me ajudaram...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, estou sempre passando e aprendendo no seu blog, é qua agora você esta ficando importante e esta sem tempo né?RSSS...
    Mas eu estou adorando esta tua evolução.
    Eu também fui tão magra que antes de casar tomava gemada todos os dias para ver se engordava e não adiantou. Ai chegou a menopausa e aquela gemada toda apareceu!!!
    É a vida ehehehe...
    bjs
    Vania

    ResponderExcluir
  4. Vania,

    Amo observar essas propagandas antigas, pois a gente acaba conhecendo o modo de vida de cada época!
    Olha, na minha opinião a mulher ia bem até a década de 70, no auge dos concursos de misses.
    Era possível ver uma silhueta bonita, curvilínea e cheia de carne.
    As manequins, como eram chamadas na época, sabiam desfilar e o faziam com graça, elegância.
    Hoje parece um bando de caveiras ambulantes trotando sobre a passarela... :-(

    Òtimo domingo!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, numero e grau... ehehehe... é isso mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir