quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Terapia do riso

Rir pode ser mesmo o melhor remédio


O homeopata e clinico geral Eduardo Lambert,Autor da obra "Terapia do Riso- A Cura Pela Alegria", publicado pela Editora Pensamento, acredita que a rizada pode atuar como um complemento na conquista do bem estar físico e psíquico do ser humano, seja qual for a doença que o afete.

É comum ouvirmos o relato de pacientes com câncer, por exemplo, que ao encarar com bom humor e fé a enfermidade, conquistam mais rapidamente a cura, até mesmo nos casos mais graves.

Esta terapia não se baseia apenas em dados filosóficos, mas também em elementos científicos.

O riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza um grupo de substâncias conhecidas como endorfinas, mais especificamente as betas endorfinas.

Elaboradas quando as pessoas se encontram bem-humoradas, ela detém um potencial analgésico, semelhante ao da morfina, porem com um potencial cem vezes mais ampliado. Assim uma boa gargalhada, provoca no organismo um estado de libertação das tensões, um sentimento de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. E neste estado a pessoa torna-se mais apta a conquistar as modificações interiores.

Segundo Carl Gustv Jung, neste estado a pessoa entra em sintonia com as forças positivas que regem o universo e ai tudo acontece para o melhor.

É bom saber que há vários tipos de riso:
Há os risos positivos e negativos, os primeiros desencadeiam reações e sentimentos edificantes como o riso aberto, que traduz lealdade; o verdadeiro que trás consigo a firmeza de ânimo; o largo imbuido da bondade humana; o constante, que revela a personalidade vigorosa; e o contagiante ou vibrante, que estimula os outros a rirem.

Os demais não causam a produção de endorfina, pois são artificiais - como o riso de boca fechada, típco dos que não sabem o que dizem; o de lado, próprio do ser dissimulado; o falso, esboçado com o rosto imobilizado; e o rápido ao qual recorrem os egóicos, os tímidos e os que só veem o lado negativo da existência.
Por tudo isso  e muito mais, amigas, vamos rir mais, ter mais saúde e ser mais feliz


Nenhum comentário:

Postar um comentário