sábado, 28 de fevereiro de 2015

Um perfumado jardim

(Compartilhando achados)

Que tal preparar um jardim aromático?



jardim-aromatico


As plantas dão à casa um ar aconchegante, mas além do visual podem oferecer muito mais como perfume, sabores e benefícios para a sua saúde e beleza. Por isto que tal fazer um jardim aromático? A vantagem é que as plantas aromáticas podem ser cultivadas em vasinhos, floreiras, etc., portanto mesmo quem vive em espaços pequenos pode ter um jardinzinho perfumado. Veja as nossas sugestões de plantas aromáticas para o seu jardim!

Sugestões de plantas para o seu jardim aromático

Alecrim – aqui você já deve ter visto várias receitas de beleza com este ingrediente, isto sem falar nos pratos deliciosos como a batata com alecrim! O perfume é sutil e, além de fazer bem para o crescimento e a saúde dos cabelos, ajuda no funcionamento do fígado, sistema circulatório e ainda espanta o cansaço.
Manjericão – o perfume é delicioso e é um ingrediente que não pode faltar para quem é fã da culinária italiana. Entre os benefícios para a saúde, é possível citar que combate cólica intestinal, vômito, alivia a tosse, dor de garganta e o ardor ao fazer xixi.
Manjerona – o cheiro é bem próximo do manjericão, só que mais forte. Vai muito bem em pratos como sopas, molhos, carnes, etc. E sabe que tem muita gente que diz que é afrodisíaco? Não custa nada experimentar…
Hortelã – hum… que cheiro delicioso! Imagine que maravilha pegar as folhinhas do seu jardim (que pode inclusive ser montado de forma vertical na sua cozinha) e preparar um suco ou temperar salada, peixe, carne. Sem falar no bem para a saúde: ótimo contra má digestão e misturado ao mel rende um xarope natural contra tosse.
Coentro – embora muita gente torça o nariz para ele, é ótimo para abrir o apetite e rende pratos como guacamole, moqueca, ensopados, etc. Além disso, é considerado um antibacteriano natural.
Orégano - quem gosta de preparar uma pizza caseira, não abre mão de ter um vasinho de orégano na cozinha. O cheiro e o sabor são fortes, assim como os benefícios à saúde, por exemplo, ajuda na digestão, expectorante, atenua enjoos, etc.
Salsinha – a salsinha tem um sabor e perfume muito leves, mas é um tempero delicioso que vai bem em receitas de peixes, carnes, legumes, arroz, etc. Ajuda a aliviar sintomas de congestão, gripe, bronquite, ainda dá uma forcinha contra cólica menstrual.
Estas são apenas algumas sugestões para o seu jardim aromático, mas você pode adicionar cebolinha, sálvia, tomilho, etc.!

Encontrei estas e outras dicas muito bacanas neste site. Vale a pena passar por lá:


Um grande e aromático abraço
Vania

7 comentários:

  1. Deu pra imaginar o perfume daqui e que coisa boa ter um por perto! Lindo! Ótimo fds! bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Vânia querida!
    Belíssima postagem, uma grande inspiração para quem ainda não tem uma horta! adorei...beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Amei, Vania! Beijos e linda semana pra ti ...com tantos aromas maravilhosos!

    ResponderExcluir