terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fazendo a diferença

Tem pessoas que vem ao mundo para fazer a diferença e esta minha xará esta fazendo.

Minha sobrinha que mora em São Jose dos Campos me contou a história desta moça linda e eu achei que vale a pena compartilharmos.

Vejam o que acham e se sentirem que vale a pena, alem de visitarem o blog dela,  http://minhavidacomigo.com/ compartilhem e colaborem, em suas cidades, a ideia é valida em qualquer lugar. 

Empresária com câncer usa blog para arrecadar 'kit beleza' para pacientes

Objetivo é doar para as pacientes do SUS lenços e maquiagens.
'O tratamento abate, mas nós não precisamos nos abater junto', diz Vânia.


3 comentários
Vânia tinha programado um ano diferente para 2013, mas viu na doença uma nova forma de encarar a vida (Foto: Carlos Santos/G1)Vânia tinha programado um ano diferente para 2013, mas viu na doença uma nova forma de encarar a vida (Foto: Carlos Santos/G1)
Vânia iniciou uma campanha para a doenção de lenços que serão distribuídos em hospitais de são José (Foto: Arquivo Pessoal/Vânia Mascarenhas)Vânia iniciou campanha de doação de lenços
(Foto: Arquivo Pessoal/Vânia Castanheira)


“O câncer não veio como uma doença, mas como uma cura”. O otimismo ao encarar um diagnóstico precoce fez com que a empresária Vânia Castanheira, que mora emSão José dos Campos (SP), adotasse um comportamento surpreendente: o de ajudar outras vítimas da doença a manter a autoestima na luta contra o câncer.

Saem as ajudas convencionais, como medicamentos, aparelhos e dinheiro. O objetivo dessa jovem de 32 anos é mais sensível e busca resgatar a beleza e a autoestima das mulheres durante o tratamento, normalmente demorado e com efeitos colaterais severos. Na avaliação de Vânia, que encabeça uma campanha pela doação de lenços e maquiagens às vítimas da doença, pequenos cuidados estéticos reduzem a depressão e podem ajudar na resposta aos tratamentos.

As campanhas começaram depois que Vânia criou o blog 'Minha Vida Comigo', que ganha mais de 150 seguidores por dia, para contar sua rotina de recuperação, dicas de saúde, novas descobertas da vida e do tratamento. O conteúdo conta com doses extras de bom humor, que incluem a vida sexual no casamento, e uma maneira impressionante de encarar os problemas.
"O tratamento abate mas nós não precisamos nos abater junto. A autoestima e a nossa cabeça são as nossas poderosas aliadas. Um lenço bonito, uma peruca diferente do nosso cabelo comum, uma simples maquiagem…são truques que nos fazem sentir mais bonitas e nos fazem esquecer que estamos passando por isto", diz.saiba mais
Vânia, que chama a atenção pela beleza e o sotaque português, mora no Brasil há nove anos e garante que autoestima e a confiança são tão importantes quanto os remédios nesse momento. “É horrível se olhar no espelho e se sentir mal. Ou sair na rua e as pessoas te olharem com cara de dó. Sem tudo isso, fica mais fácil encarar o tratamento”, disse.

Segundo ela, os produtos arrecadados serão doados para hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Antoninho da Rocha Marmo e o Pio XII, referências para o tratamento oncológico em São José dos Campos. Juntos, os dois hospitais, realizam quase 2 mil consultas clínicas e cirúrgicas por mês.

Vânia descobriu a doença no momento em que planejava engravidar do primeiro filho. "Nunca tinha planejado nada na vida. Nas férias do ano passado, decidi com meu marido que iríamos para Fernando de Noronha e Nova York, destinos que considero pouco proveitosos com crianças, e entre uma viagem e outra, ou durante uma das viagens, engravidaríamos do nosso primeiro filho", afirmou.

Vânia criou o blog no dia que completou 32 anos
(Foto: Carlos Santos/G1)

DescobertaNo dia 14 de janeiro, um dia antes da consulta que havia marcado com sua ginecologista para começar os cuidados 'pré-gravidez' como tomar vitaminas e refazer exames, descobriu que havia outro projeto para seu ano: se curar de um câncer na mama esquerda.
Mesmo com prática de fazer um ‘check-up’ anual, ela descobriu a doença sem querer quando sentiu um caroço no seio apenas um mês depois de ter feito um ultrassom que não detectou nenhum problema. Por orientação médica, refez o exame que identificou um tumor de dois centímetros.

A descoberta da doença, que segundo um primeiro médico não era tão grave, foi um choque pequeno se comparado com a descoberta um mês depois, na avaliação de um segundo especialista, de que o caso era grave sim e que ela iria passar por cirurgia, quimioterapia, radioterapia e que poderia ficar infértil.

Depois de passar por duas cirurgias, quase 20 exames, congelar óvulos e iniciar a quimioterapia, ela resolveu no seu aniversário de 32 anos iniciar o blog. "Eu evito drama e desde o começo a única coisa que queria era resolver isso tudo rápido. E no começo foi quando mais sofri, quando fazer cirurgias e exames não dependiam de mim e sim de muita burocracia", afirmou. Segundo ela, o objetivo agora é se recuperar.

"Estou vendo a vida de um jeito ainda melhor. Recuperando hábitos que me dão prazer e acreditando sempre no lado positivo", disse ao G1.

AvaliaçãoPara a irmã Mariluce Gonçalves, vice-diretora do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, um dos hospitais referências para o tratamento na cidade, iniciativas como a da blogueira Vânia são bem-vindas pela instituição. “Ela está passando por isso. Sabe o que a queda de cabelo representa para a autoestima de uma mulher. É maravilhoso saber que ela está preocupada com outras mulheres que estão vivendo a mesma situação”, disse.

Acho que há muito o que aprender com esta "menina". No lugar de nos colocarmos como vitimas, quando somos abalados por um grande ou pequeno problema, perceber este problema pode estar acontecendo com milhares de outras pessoas e tentar ajudar, se solidarizar, dividir, compreender, apoiar... Tudo isso ajuda na cura, sabia?

Um grande abraço
Vania

10 comentários:

  1. Olá amiga, tenho um blog sobre artes em geral, o Agulha e Tricot by Tita Carré, já visitastes?
    tens interesse em trocar links,funciona assim, eu coloco o seu link na barra lateral do meu blog
    e vc coloca o meu na sua barra lateral, se tiveres interesse entre em contato comigo, estou te seguindo,beijokas
    http://www.titacarre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já visitei e já te adicionei no meu blog.
      Parabéns pelo blog e obrigada pela visita. Volte sempre.
      Bjs
      vania

      Excluir
  2. Iniciativa maravilhosa!!!!

    Nossa como tem gent que supera os problemas que a vida apresenta né?!
    Será que eu teria essa força?!

    Enorme beijo pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim Camila, pelo que eu pude sentir vc já usou esta força em momentos outros importantes também, não é?
      Bjs
      Vania

      Excluir
  3. Bárbaro, minha querida! que história linda , de bravura e de alma grande...vou ver de que forma compartilhar...parabéns!@ bjs

    ResponderExcluir

  4. Nossa, sem palavras!
    Exemplo de coragem e amor próprio!
    Um espírito iluminadíssimo, sem dúvida.
    Fica aí a dica!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Super!
    Maravilhosa história, força, energia.
    Virei fã dessa garota!

    Nossa sintonia também foi maravilhosa, em postar no mesmo dia histórias de gente que fazem a diferença e que inspiram a gente.

    *Vou compartilhar por e-mail e sugerir que pessoas façam e arrecadem lenços para pessoas que fazem quimio, tão ao alcance e com tantas cores, esperança, luz a se eespalhar

    Beijos e muita luz para vc \o/

    ResponderExcluir
  6. que história de vida inspiradora, Vania, nosso mundo precisa de gente assim, né?

    Obrigada por compartilhar, gostei muito do seu blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita. volte sempre.
    Um grande abraço
    Vania

    ResponderExcluir